Significado das Cores: Efeitos e Marcas

explosao de cores

Quando criamos uma marca ou fazemos um rebranding, a escolha das cores é muito importante para aquilo que pretendemos transmitir. Neste artigo vamos partilhar o significado das cores, os efeitos que causam e alguns exemplos de marcas que as utilizam.

 

 

O significado do Amarelo

 

Entre as cores quentes o amarelo é a mais clara e aquela que representa o Sol. Por isso, costuma estar associado à luminosidade, alegria, brilho e juventude. Tons mais escuros (como o ouro) dão uma aparência vintage aos projetos de design. Já os amarelos mais suaves transmitem uma sensação mais tranquila e de felicidade! Em negociações, o amarelo passa a mensagem de transparência e, quando utilizado com outras cores, credibilidade.

 

Marcas: UPS, National Geographic, CAT, Chupa Chups, Post-it, MacDonald’s, Ferrari, Hertz, DHL, Páginas Amarelas

 

 

O significado do Azul

 

O Azul é a cor preferida de muita gente e isso não é surpreendente quando percebemos que transmite calma, serenidade e confiança. Associado à paz, de uma maneira um pouco menos óbvia que o branco, e à sensação de frescor e higiene. Nos projetos de design, os tons mais claros sugerem a sensação de relaxamento, os mais brilhantes são refrescantes, energéticos e dinâmicos e os escuros são ótimos para sites institucionais pois indicam segurança, força e fiabilidade. Está ligado a produtividade e sucesso, no entanto, na língua inglesa pode ter uma conotação de tristeza (feeling blue).

 

Marcas: Oreo, HP, Twitter, NASA, WordPress, Oral-B, Pfizer, Danone, Ford Portugal, Facebook, Intel, Skype, American Express

 

 

O significado do Vermelho

 

O Vermelho é a cor mais quente. Sugere emoção, motivação e vontade. Associado ao calor, ao fogo, mas também ao amor e à paixão. No design pode ser usada para chamar a atenção para um determinado detalhe. Versátil, em tons mais claros sugere energia e tons mais escuros passa uma imagem forte e elegante. No que diz respeito ao consumo, a utilização do vermelho aumenta a frequência cardíaca e estimula a aquisição. Por esse motivo é utilizado durante os períodos de saldos e liquidações.

Marcas: Delta Cafés, Cerveja Sagres, Worten, Kellogg’s, Nintendo, Coca-Cola Portugal, YouTube, CNN, Netflix Portugal, Virgin, LEGO, Pinterest, Canon Portugal, Continente

 

 

O significado do Laranja

 

O Laranja é, sem dúvida, uma cor vibrante, expansiva, energética e afirmativa. Reflete entusiasmo, vivacidade e espontaneidade. É muitas vezes associado a elementos da natureza, incluindo a fruta com o mesmo nome, sendo por isso também usado para indicar saúde e vitalidade. O Laranja é considerado amigável e convidativo, sendo capaz de chamar a atenção sem ser excessivo como o vermelho. A sua utilização produz o efeito de mudança e expansão.

Marcas: Fnac, Fanta, Firefox, Bloguer, Amazon, Glaxo Smith Kline, Nickelodeon, Master Card

 

 

O Significado do Roxo

 

O Roxo é uma cor muito apreciada pelas camadas mais jovens. Possui o estímulo do vermelho e a calma do azul. Reflete dignidade, criatividade, imaginação, calma e sensatez. Pode remeter a mistério. Os tons mais escuros são associados a riqueza, luxo e nobreza, enquanto que os mais claros são vistos como românticos e primaveris. Está ligado ao planeamento de ações, movimento e pensamento abstrato.

Marcas: Syfy, Barbie, Yahoo, Cadbury, Monster, Milka

 

 

O significado do Verde

 

O Verde é uma cor que representa crescimento, renovação, cooperação e também proteção e segurança. Possui muitos dos atributos relaxantes do azul, mas, além disso, incorpora a energia do amarelo sendo por isso utilizado em algumas lojas. Em projetos de design produz um efeito de equilíbrio e harmonia. Os tons mais claros têm uma energia vibrante e os mais escuros passam a sensação de estabilidade e abundância. De maneira geral remete à natureza e reforça a ideia de ponderação e coerência. É a cor que os olhos processam com maior facilidade.

Marcas: Android, Land Rover, Spotify, BP, Starbucks, TripAdvisor, John Deer

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