O papel reciclado é uma realidade na vida de todos. Diariamente deparamo-nos com produtos que são fruto de papel e cartão recuperado e são, cada vez mais, as empresas que procuram esta opção quando pensam em produzir materiais. A reciclagem de papel e cartão procura aproveitar o máximo de fibras celulósicas de material usado para a criação de um novo papel. Em média, estas fibras podem ser reaproveitadas 5 vezes, mas pode chegar às 7 reutilizações.
Este processo começa na separação doméstica. Após a recolha é realizada uma triagem para se retirarem todas as matérias perigosas para o processo fabril. O papel é depois classificado e triturado. Segue-se então o processo industrial composto por diversas fases: Maceração, Depuração e Lavagem; Dispersão; Destintagem e Branqueamento. Depois de obtida a pasta, dá entrada na máquina de papel, para ser transformada em folhas, que darão origem aos mais variados produtos.
A reciclagem apresenta diversos benefícios já reconhecidos como é o caso da conservação de recursos naturais e a proteção do ambiente. No entanto começam também a ser considerados outros aspetos positivos como a poupança energética, devido ao menor consumo de água e energia, a libertação de espaço nos aterros e a possibilidade de utilização das lamas produzidas durante o processo como fertilizantes (fonte: Naturlink).
Consulte-nos para conhecer as opções de Papel Reciclado que temos ao seu dispor!